Skip to content

A ORIGEM DO REGGAETON

27/09/2010

Reggaeton ou Reggaetón é um estilo musical que é febre entre os jovens latinos por todo mundo. Caracteriza-se pela mistura dos rítmos reggae e hip hop.

O nome reggaetón vem da junção das palavras “reggae” e “maratón” (maratón, traduzindo para o português: “maratona”, é o nome que se dá a um concurso de rima típico do rap).

Sua origem é em Porto Rico e na Jamaica, conhecido como new reggae, música underground, rap, dem bow. O nome reggaeton só foi criado e se tornou proeminente entre 1994 e 1995, em Porto Rico. Mas a partir do século XXI tem ganhado espaço no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Quem criou as primeiras músicas essencialmente de reggaeton foi o rapper Vico C, que começou a fazer hip hop em seu país (Porto Rico), a partir dos anos 80, mesclando o rap com reggae. Suas canções ficaram conhecidas em toda América Latina, Estados Unidos e Europa tornando o reggaeton uma febre entre os jovens de língua espanhola.

O reggaeton geralmente é cantado em “spanglish” , uma mistura de inglês e castelhano (espanhol). Muitos artistas optaram por fazer suas músicas, principalmente, sobre sexo para alcançarem a fama mais rapidamente. Mas outros artistas usaram como temática, em suas letras, o racismo, as drogas, o crime (temas que fazem parte da cultura hip hop gangsta) e, até, o cristianismo.

O rítmo reggaeton tem gerado bastante polêmica entre a sociedade dos vários países onde este faz sucesso. Isso se dá principalmente pelo teor pornográfico de algumas letras como por exemplo a canção do artista Pitbull chamada “Toma” (“Abre suas pernas/Quero ver você agir como um animal”) e pela dança chamada “perreo” que consiste na imitação da posição sexual dos cachorros, em que o homem posiciona-se atrás da mulher, onde esta inclina-se com as mãos nos joelhos, e esfrega suas nádegas na púbis masculina.

Em Porto Rico o governo ameaçou proibir manifestações de reggaeton por causa do incentivo à violência e prostituição. Artistas como Vico C e Many Montes se engajaram em uma campanha para estímular a consciência crítica da população em relação aos artistas que fazem músicas usando o sex appeal e o estímulo à violência para vender, não só em relação aos artistas de reggaeton como de rap e pop.

Em Cuba o rítmo reggaetón foi considerado “perigoso” pela União de Jovens Comunistas, que escreveram em seu jornal o “Juventude Rebelde” que esse estilo musical “divulga a luxúria e o vício” e chegaram até mesmo a propor sua proibição pois segundo eles o rítmo “comprovadamente incita a violência e o consumo de tóxicos”.

Entre os artistas de reggaeton mais conhecidos do mundo estão: Don Omar, Vico C, Tego Calderon, Luny Tunes, Baby Rasta e Gringo, Wisin Y Yandel, Polaco, Ivy Queen, Zion e Lenox, Tito Bambino, Latino (cantor) e Daddy Yankee.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. toRRR permalink
    28/09/2010 09:30

    Baila un reggaetón?

  2. flavio permalink
    25/09/2012 12:08

    muito bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: